Publicações
PCDA x DMAIC x PDSA: Quais as diferenças?
- maio 10, 2024
- Postado por: UniVertile
- Categoria: Gestão
CONTEÚDO PATROCINADO:
Publicado: 25/03/2020 | Editado: 10/05/2024 |Por: Editorial UniVertile | E-mail: contato@univertile.com.br
Tempo estimado de leitura: 9 minutos
Em primeiro lugar, a principal diferença entre o PDCA x DMAIC x PDSA está no propósito de aplicação, no entanto, todos tem um objetivo comum, a melhoria contínua e podem ser empregados conjuntamente, sem prejuízos um do outro.
Ao passo que, o PDCA é um modelo repetitivo de quatro estágios (Planejar, Executar, Verificar e Agir) usado para obter uma melhoria contínua no gerenciamento de processos de negócios.
Enquanto, o PDSA consiste na geração de conhecimento organizacional.
Já o DMAIC é um ciclo de aprimoramento orientado a dados usado para melhorar, aprimorar e estabilização de processos contendo 5 estágios (Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar).
O PDCA
O PDCA trata-se de um modelo de ciclo contínuo, também denominado “Ciclo Deming” que leva o nome de seu idealizador o Guru da Qualidade W. Edwards Deming”, que era discípulo do renomado Walter A. Shewhart, que dedicou longos anos de estudo sobre as ferramentas estatísticas da Qualidade.
O emprego do PDCA
A ferramenta é empregada com objetivo de alcançar a melhoria no gerenciamento de processos e foi incorporado em 1950 como a sustentação do Gerenciamento da Qualidade Total para o TQM (Total Quality Management) e padrões ISO de sistemas de gestão.
O PDCA pode ser adotado em inúmeras áreas do conhecimento, tando no gerenciamento de processos industriais, gestão de negócios, projetos, gestão de pessoas, dentre outras.
Os quatro estágios do PDCA
Os quatro estágios do PDCA contemplam o Planejar (Plan), Fazer(Do), Checar(Check) e Agir(Act) e outro importante nome da Qualidade Kaoru Ishikawa ampliou os quatro estágios em 6 (seis) elementos a considerar em cada um deles.
- Determinar objetivos e metas
- Definir métodos para atingir metas
- Envolver-se em educação e treinamento
- Implementar o planejado
- Verificar os efeitos da implementação
- Tomar as medidas apropriadas
Em cada etapa do PDCA devem ser considerados elementos específicos para o alcance do propósito ao qual se destina, ou seja, o de melhoria contínua.
Planejar
Primeiramente, os tomadores de decisão devem tomar as iniciativas necessárias para entender a natureza das ineficiências atuais no processo e a necessidade de mudanças. Nesse estágio, também é importante fazer perguntas, como quais são as melhores maneiras de provocar a mudança e quais são os custos e benefícios, e fazer o mesmo.
Fazer
Neste estágio, será a implementação das melhorias planejadas. O apoio dos funcionários afetados pela mudança é vital; portanto, primeiramente eles devem ser claramente informados sobre as mudanças e por que devem ser implementadas.
Depois disso, as alterações podem ser implementadas conforme o planejado. Se algum tipo de resistência por parte dos funcionários se desenvolver, mesmo após a comunicação adequada, os tomadores de decisão deverão implementar as medidas necessárias.
Verificar
Na etapa de verificação, os tomadores de decisão avaliam se o resultado pretendido foi alcançado. Para “verificar”, os resultados reais precisam ser comparados com os resultados esperados.
Agir
O procedimento para esse estágio depende das descobertas do estágio de Verificação. Se a etapa Verificar provar que as melhorias do processo foram alcançadas durante a etapa Fazer, a empresa deve continuar a atuar nos novos processos.
O PDSA
Igualmente, o PDSA Planejar(Plan)-Executar (Do)-Estudar(Study)-Act(Agir) é uma evolução do PDCA, pois Deming na década de 1980 e 1990 entendia que era necessário substituir o “Checar” por “Estudar”, visto que em sua visão após décadas de uso do PDCA, não fazia sentido checar de forma estática, mas sim nesta fase era o momento de aprendizado com tudo que havia sido planejado e implementado nas etapas anteriores do ciclo.
Ciclo PDSA
Se o PDSA é uma evolução do PDCA, parece estranho usarmos PDCA e não PDSA, certo?
Todavia, tudo em ciência, o que vem primeiro tende a se manter como a verdade, quando é aplicado e difundido no mundo todo como foi o PDCA, que na prática também contempla o PDSA; pois não há PDCA sem aprendizagem, assim, quando rodamos o PDCA, temos vários PDSAs sendo girados também, ainda que não dizemos que estamos aprendendo, isso é intrínseco ao processo de melhoria.
Ciclo PDSA
O uso do PDSA permite testar as mudanças de maneira amostral, antes de implementá-las em larga escala, tendo como base a aprendizagem de maneira estruturada.
O PDSA oferece a a vantagem de analisar se a mudança proposta será bem-sucedida e é uma ferramenta poderosa para aprender com idéias que funcionam e não funcionam. Dessa forma, o processo de mudança poderá se tornar menos dispendioso.
Emprego do PDSA
O grande valor da utilização do PDSA é em ajudar as organizações a estruturarem o processo de aprendizado em todos os níveis.
Ao invés do método de tentativa e erro, custoso e ineficiente, o PDSA propõe um método de tentativa e aprendizado, que é estimulado pelas predições que devem ser explicitadas no planejamento do ciclo.
O ciclo PDSA pode ser detalhado nas seguintes etapas:
Planejar
- Objetivos
- Perguntas e predições
- Plano para obtenção dos dados e respostas (quem, o que, onde, quando).
Executar
- Sequência no planejamento
- Documentar os problemas e acontecimentos inesperados
- Análise de dados
Estudar
- Complementação da análise de dados
- Comparação dos dados com as predições
- Resumo de tudo que foi aprendido
Agir
- O que faremos com esse aprendizado?
- Qual o objetivo do próximo ciclo de aprendizado?
O DMAIC
O DMAIC Define (definir), Measure (medir), Analyse(analisar), Improve (melhorar), Control (controlar) trata-se de uma abordagem para solução de problemas definida pela Motorola como parte da filosofia de gerenciamento Six Sigma.
DMAIC refere-se a um ciclo de melhoria orientado a dados usado para melhorar, aprimorar e estabilizar processos de negócios de qualquer natureza.
Cada uma das etapas pode ser elaborada como abaixo.
Definir
A etapa de definição envolve a identificação do problema junto com o motivo pelo qual essa melhoria é necessária. Os tomadores de decisão devem especificar objetivos claros nesta fase.
Medir
Esse estágio envolve a quantificação do problema identificado no estágio Definição. Isso é importante, pois é difícil entender a quantidade de recursos necessários para corrigir o problema sem medi-lo.
Analisar
Aqui a análise é dedicada a entender a causa raiz do problema, ou seja, o principal causa. Depois que isso é identificado, fica fácil entender os outros fatores que afetam o problema devido à causa raiz.
Melhorar
Nesta etapa, as melhorias planejadas são implementadas. As habilidades de gerenciamento de mudanças dos tomadores de decisão são importantes neste estágio, a fim de se comunicar claramente com os funcionários afetados pela mudança e obter apoio para o processo de mudança.
Controlar
O controle equivale ao monitoramento contínuo das alterações feitas para garantir que a alteração do processo implementado seja continuada e esteja colhendo os benefícios esperados conforme o pretendido.
Comparação PDCA x DMAIC x PDSA
Ao comparar os 3 (três) modelos verifica-se que o PDCA e PDSA é a mesma ferramenta, pois uma engloba a outra, apenas altera a abordagem. No entanto, o DMAIC contempla fases diferentes do PDCA.
Por fim, o PDCA, DMAIC e PDSA são cada vez mais usados para aprimorar o desempenho em muitas áreas de negócios, como gerenciamento da cadeia de suprimentos, produção e gerenciamento de recursos humanos, não havendo competição entre elas, pois no final o objetivo é o mesmo.
Não é raro, observar pessoas reclamando de problemas rotineiros, ainda que continuem executando as tarefas da mesma maneira, esperam alcançar resultados diferentes, o que não acontece geralmente, a menos que mudanças ocorram.
Quer saber mais? Conheça nossas soluções!
Referências Cleary, B. (1995).Supporting empowerment with Deming′s PDSA cycle", Empowerment in Organizations, Vol. 3 No. 2, pp. 34-39. Dr W Edwards Deming, 1982 & 1986, Out of the crisis: quality, productivity and competitive position , Cambridge University Press, Cambridge. What is PDCA (plan-do-check-act)? – Definition from WhatIs.com.” WhatIs.com. N.p., n.d. Web. 26 Apr. 2017. Shethna, By Jesal. Introducing DMAIC Model with Amazing Examples (Resourceful).EduCBA. N.p., 06 Apr. 2017. Web. 26 Apr. 2017. International Association for Six Sigma Certification. Lean Six Sigma Certification and Accreditation Association. N.p., n.d. Web. 26 Apr. 2017. The W. Edwards Deming Institute®. The W. Edwards Deming Institute. N.p., n.d. Web. 26 Apr. 2017.